Infra-estrutura

ESPAÇO FÍSICO DO DEPARTAMENTO DE LETRAS

A UFV e o Departamento de Letras oferecem uma estrutura física e de apoio privilegiada para o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa, facilitando sobremaneira as atividades do Programa de Pós Graduação em Letras. As instalações do DLA, de uso exclusivo para as atividades didáticas e de pesquisa, ocupam todo o terceiro andar do edifício do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, com área construída de 1.1 OO,OOm e distribuída em duas alas. Uma ala administrativa e uma acadêmica. A Ala Administrativa reúne 12 gabinetes para professores, as salas das coordenações dos Cursos de Graduação em Letras e Secretariado Executivo Trilíngue, a sala da Chefia do Departamento e da Chefia de Expediente, a sala da Coordenação do Curso de Graduação em Letras, a Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Letras, a sala da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Letras, a sala de reuniões do DLA, a Sala de Videoconferência, uma pequena cozinha e a Secretaria do DLA para atendimento ao público. Estas salas estão equipadas com mesas, cadeiras, estantes, telefones, computadores e impressoras e pontos para Internet, cuja conexão de alta velocidade se dá por fibra ótica. Cada sala mede aproximadamente 14,20m2. Há, no espaço entre as duas alas, um saguão de onde se tem acesso à Secretaria do DLA, à escada de saída e a dois banheiros: um masculino e um feminino. Aí também fica o mural onde são afixadas as informações relativas às atividades departamentais. Na Ala Acadêmica estão concentradas 08 salas de aula, todas equipadas com TV, videocassete, DVD, data-show, aparelho de som e retro-projetor. Além disso, a ala acadêmica abriga as salas: de Coordenação do CELlN (Curso de Extensão em Língua Inglesa), do CELIF (Curso de Extensão em Língua Francesa), do CELES (Curso de Extensão em Língua Espanhola) a Biblioteca Setorial do DLA e o Laboratório de Informática.

 ESPAÇO FÍSICO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE LETRAS

O Programa compartilha o espaço destinado ao Departamento de Letras. Na estrutura física do DLA, há um gabinete que acomoda a coordenação e a Secretaria do Programa. Quando da implantação do Mestrado foram criadas três salas de aulas exclusivas para as atividades de ‘ensino nas duas áreas de concentração do Programa. Ou seja: Estudos Literários e Estudos Linguísticos. Ressalta-se, ainda, que duas delas (Salas 16 e 32) podem funcionar como auditórios, cada uma com capacidade para até 60 pessoas, nos quais são ministradas as aulas das disciplinas, cursos e atividades especiais com docentes do Programa ou pesquisadores convidados. Essas duas salas são espaços adequados para a realização das defesas públicas das dissertações de mestrado. Tais salas são equipadas, cada uma, com 50 cadeiras de braço estofadas e Datashow permanente para uso da Pós-Graduação.

NOVO PRÉDIO DO DEPARTAMENTO DE LETRAS E DO PPGLET:

O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI, instituído pelo Decreto n O 6.096, de 24 de abril de 2007, ao definir como um dos seus objetivos dotar as universidades federais das condições necessárias para ampliação do acesso e permanência na educação superior, apresenta-se como uma das ações que consubstanciam o Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, lançado pelo Presidente da República, em 24 de abril de 2007. Este programa pretende congregar esforços para a consolidação de uma política nacional de expansão da educação superior pública, pela qual o Ministério da Educação cumpre seu papel, atribuído pelo Plano Nacional de Educação (Lei n° 10.172/2001), quando estabelece o provimento da oferta de educação superior ·para, pelo menos, 30% dos jovens na faixa etária de 18 a 24 anos, até o final da década.

Foi nesse contexto de expansão das universidades públicas brasileiras, que tanto o Mestrado em Letras, quanto o aumento de vagas nas Habilitações do Curso de Letras (Português-Inglês; Português/Espanhol; Português-francês; Português e respectivas literaturas foram implantados no Departamento de Letras (DLA) da UFV em 2008. Considerando a necessidade premente de ampliação da infra-estrutura do DLA em função de uma demanda de professores, alunos e funcionários para atender a esses cursos, foi destinado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) da UFV um prédio construído com recursos provenientes do REUNI. Esse prédio possui 4 pavimentos, sendo os dois primeiros destinados ao Departamento de Letras e os dois últimos ao Departamento de Ciências Sociais.

Em relação à área destinada ao Departamento de Letras, no térreo, serão construídas 6 salas de aula, 1 auditório (com 84 lugares), 2 salas de monitoria, 1 sala de informática, 1 biblioteca, 3 salas de coordenação, 6 secretarias de curso, 1 sala da chefia, 1 almoxarifado, 1 copa, 1 sala de equipamentos elétricos e de rede de internet, 2 sanitários coletivos (masc. e fem.) e 2 sanitários para portadores de necessidades especiais (masc. e fem.). No 1° Pavimento, de uma forma mais reservada, ficarão os 43 gabinetes individuais dos docentes, 1 sala de reuniões, 1 sala de apoio, 1 sala de equipamentos elétricos e de rede de internet, 2 sanitários coletivos (masc. e fem.) e 2 sanitários para portadores de necessidades especiais (masc. e fem.). O prédio dispõe de 2 elevadores para atender aos critérios de mobilidade. Todos esses espaços serão mobiliados adequadamente com recursos provenientes do REUNI. A ocupação do Prédio CCH 11 da UFV está prevista para o segundo semestre de 2013. Com a mudança para o novo prédio melhorarão as condições para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão dos docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Letras. No novo espaço, estão destinadas 03 salas de aula para uso exclusivo da Pós-Graduação.

 LABORATÓRIO DE LÍNGUAS:

 Além do Laboratório de Informática, o Programa beneficia-se da existência de um laboratório de línguas de uso exclusivo, que funciona no primeiro andar da Biblioteca Central. O laboratório é utilizado para as atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas ao ensino das línguas estrangeiras ministradas pelo Departamento de Letras: Inglês, Francês e Espanhol. É um espaço multimídia, cujos recursos de imagem e som são disponibilizados para as atividades didáticas, tanto de disciplinas da Licenciatura em Letras, quanto na Pós-Graduação. O laboratório é equipado com micro-computador, impressora, televisor, cabines de áudio, vídeo, DVD, gravadores, material visual e didáticos, além de pôsteres, mapas e CD­Roms. Até 2010, existiam dois laboratórios de línguas. Em função da modernização dos equipamentos e tecnologias de ensino das salas de aula, foi desativado o laboratório que se situava no Departamento de Letras. O espaço foi transformado numa ampla sala de aula para a Pós-Graduação que pode funcionar como um pequeno auditório para até 60 pessoas.

 SALA DE VIDEO-CONFERÊNCIA:

Destaque-se que, em novembro de 2009, com recursos provenientes da FINEP, a direção do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes criou, nas dependências do Departamento de Letras, uma moderna sala para atividades de video-conferência, cujo uso é facultado aos cinco Programas de Pós-Graduação do CCH: Letras, Educação, Economia, Economia Doméstica e Administração. A utilização desta sala é administrada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, que faculta o acesso dos demais Programas mediante agendamento prévio. A Sala de Videoconferência ainda não foi utilizada pelo nosso Programa para a promoção de atividades de ensino, conferências ou eventos. Trata-se de· um instrumento valioso para a inserção nacional e internacional do PGLET, pois permite o estabelecimento de contato científicos, de trocas acadêmicas, bem como o estabelecimento de Redes de Pesquisa voltadas para a produção do conhecimento em Letras e Linguística. Com os recursos de Videoconferência, otimizam-se resultados, pois são evitados grandes deslocamentos de pessoal, bem como grandes somas de recursos financeiros para promoção de eventos e atividades acadêmico-cientificas.

 BIBLIOTECA CENTRAL DA UFV:

A Biblioteca Central está instalada em um edifício moderno com área total de 12.816,59m2, divididos em 4 andares e com capacidade para 1.290 lugares. Possui, além da entrada principal, uma entrada secundária com rampa para deficientes físicos, amplas áreas de circulação e 02 elevadores panorâmicos. No andar térreo, funcionam, além da Diretoria e Secretaria, o Setor de Reserva, Setor de 1 ° e 2° graus (que atende também a comunidade de Viçosa e região), Seção de Referência, Terminais de consulta ao acervo, Sala de Videoconferência (56 lugares), Auditório com 170 lugares, Setor de Encadernação e outros setores técnico administrativos. No 1 ° andar, estão localizadas 03 salas com revestimento acústico para estudo em grupo, 12 salas de estudo individual, Multimídia, Mapoteca, Coleção das Nações Unidas, Coleção UFV, Serviço de Reprografia, Seção de aquisição e Catalogação, Chefia do Atendimento ao Público, o Laboratório de Línguas para uso exclusivo dos alunos e professores do Departamento de Letras, a seção de Obras Raras e o Laboratório de História e SbiCafé – Sistema Brasileira de informação de Café. No 2° andar, localiza-se a coleção de livros, teses e boletins, o Setor de Empréstimo, salas de estudo individual, salões de leitura e sala de vídeo (com 36 lugares). No 3° andar, localiza-se a coleção de periódicos, COMUT, Consulta ao CD-Referência e Portal de Periódicos da CAPES e área de leitura m mesas individuais. O acervo atende às necessidades dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da UFV e possui um expressivo número de periódicos atualizados e pertinentes às várias áreas de conhecimento que constituem a Universidade.

BIBLIOTECA SETORIAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS

O PPGLET possui uma Biblioteca Setorial, cujo uso é facultado aos alunos de pós-graduação, graduação e professores. Atualmente, o acervo totaliza 6.572 títulos, composto por textos da área de Letras e Linguística, além de bibliografia atualizada em relação às disciplinas e pesquisas desenvolvidas no Programa. A Biblioteca Setorial tem o seu acervo e serviços prestados aos usuários totalmente informatizados e integra o Sistema VIRTUA da Biblioteca Central da UFV. O Programa tem investido recursos financeiros na ampliação quantitativa e qualitativa do acervo bibliográfico da Biblioteca Setorial que atende ao Mestrado. No segundo semestre de 2008, após a recomendação do Curso de Mestrado pela CAPES, a Pró-­Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação repassou R$ 10.000,00 para o Programa adquirir bibliografias atualizadas. Com esse recurso, foram comprados aproximadamente 193 livros tematicamente circunscritos às áreas de concentração e às Pesquisas do Programa. Em 2009, o PPGLET participou junto com os outros Programas de Pós-Graduação da UFV do Edital da FAPEMIG para ampliação e melhoria dos acervos bibliográficos das Instituições de Pesquisa sediadas em Minas Gerais. Dos R$ 300.000,00 conseguidos pela Universidade no mencionado Edital, R$ 10.232,00 foram destinados ao Mestrado em Letras e utilizados na compra de 185 títulos de Linguística e de Estudos Literários. Em 2010, o Programa participou, junto com os demais Programas de Stricto Sensu da UFV, do Edital da FAPEMIG para melhoria dos acervos bibliográficos das Instituições de Minas Gerais. Nesse edital, obtivemos R$ 7.064,11 de recursos para a compra de 127 títulos. No ano de 2011, a UFV encaminhou à FAPEMIG sua proposta ao edital Universal para melhoria dos acervos bibliográficos e o PPGLET obteve cerca de R$ 4.480,12 para compra de 146 novos títulos. Em 2012, através da FAPEMIG, captou R$ 4.836,00 para a compra de 78 novos títulos. Em 2013, recebemos R$ 6.918,00, oriundos da FAPEMIG, com os quais adquirimos 94 livros. Com os recursos obtidos pelo Programa, nos seus quatro primeiros anos, o acervo da Biblioteca Setorial foi acrescido de 823 novos títulos.

O acervo aumentará significativamente nos próximos anos, com o processo de consolidação do Programa e com o aporte de novos recursos pela UFV e pela FAPEMIG. Considerando os cerca de 6.572 títulos disponíveis na Biblioteca Setorial do DLA com os 13.373 títulos disponíveis na Biblioteca Central, o acervo bibliográfico à disposição do Programa pode ser estimado em 19.945 títulos de Linguística e Letras.

Em termos de melhoria do acervo, consta-se que o número e a variedade de títulos de livros disponíveis para consulta melhorou significativamente, depois da criação do Programa de Pós-Graduação em Letras. Isso se deve ao aporte de recursos financeiros para aquisição bibliográfica por parte da UFV e da FAPEMIG. Além disso, a variedade de títulos de periódicos acadêmicos de Linguística e Letras foi ampliada de forma expressiva, considerando que o PPGLET passou a receber periodicamente revistas acadêmicas editadas por outros Programas. Na ampliação dos periódicos, deve-se considerar ainda o eficiente processo de permuta da Revista Gláuks, periódico do Programa, com outros periódicos do pais e do exterior. O sistema de permuta possibilitou adquirir importantes periódicos da nossa área de avaliação a partir da disponibilização na Biblioteca dos volumes impressos dessas publicações.

Cumpre observar que o Departamento de Letras tem procurado melhorar, cada vez mais, os serviços da Biblioteca Setorial que atende ao Programa. Para isso, com recursos financeiros do Departamento de Letras, foi instalado, no corredor de acesso à Biblioteca do PPGLET um detector magnético para segurança do acervo. A Chefia do DLA disponibilizou também a funcionária Marciana Hilário Pena Gonçalves, do quadro técnico-administrativo da UFV, para atendimento ao público em geral, catalogação e registro das publicações.

RECURSOS DE INFORMÁTICA

A UFV é servida, atualmente, por um parque computacional que a coloca entre as instituições mais equipadas do país nessa área, otimizando significativamente suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. A estrutura computacional da Universidade Federal de Viçosa é constituída de uma rede corporativa de computadores, a UFVnet, baseada em quatro backbones de fibras óticas com aproximadamente 25 Km de extensão. Cada um deles possui uma ou mais redes locais baseadas no padrão ethernet, que se ligam às redes adjacentes e estas a uma das quatro linhas, formando um anel que engloba todo o Campus. Esta rede interliga os órgãos administrativos, departamentos e laboratórios de pesquisa da UFV, possibilitando a transferência de dados entre os vários equipamentos de informática e a comunicação entre os seus usuários. No que diz respeito ao uso de laboratórios pelo corpo docente e discente do Programa de Pós-Graduação em Letras, a UFV dispõe de instalações próprias e modernas.

BUSCA NO SITE

Endereço

Programa de Pós-Graduação em Letras
Av. Peter Henry Rolfs s/n – Campus Universitário
Telefone: (031) 3899 – 1583
FAX: (031) 3899 – 2410.
CEP: 36.570.000 – Viçosa – MG

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress