Disciplinas

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ESTUDOS LINGUÍSTICOS

 
LET 611 – BASES TEÓRICAS EM LINGUÍSTICA APLICADA
Definição linguística aplicada. Pesquisa em Linguística aplicada. Áreas de
investigação da linguística aplicada.
 
LET 612 – ANÁLISE DE GÊNEROS DISCURSIVOS
Conceituação  de gênero,  padrão retórico,  tipo  e  sequência  textuais.
Perspectivas teórico-metodológicas dos gêneros discursivos. Perspectiva
semiótico-discursiva crítica do estudo de gêneros.  Gêneros  discursivos:
multimodalidade e intergenericidade. A relação entre gênero discursivo
e ensino.
 
LET 613 – BASES TEÓRICAS EM ANÁLISE DO DISCURSO
As diferentes  concepções do  discurso. A linguística do discurso.  Os
precursores da  AD.  A  heterogeneidade  do discurso. A constituição
do ssujeitos e dos seus discursos. Abordagens em análise de discurso.
Discurso e ensino.
 
LET 614 – ANÁLISE DO DISCURSO DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Estudo sobre a produção e circulação do conhecimento científico na mídia
impressa. A integração social do saber: o processo de recontextualização
como prática discursiva. Procedimentos de redução, expansão e variação
que evidenciam a dinâmica da recontextualização do discurso científico em
discurso divulgativo.
 
LET 615 – FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS
Panorama da formação de professores de língua materna e estrangeira.
Construtos importantes na formação de professores de línguas. Novas
perspectivas na formação de professores de línguas.
 
LET 616 – ASPECTOS DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS
Panorama dos aspectos do ensino aprendizagem de línguas. Estilos e
Estratégias de aprendizagem de línguas. Motivação. Crenças dos aprendizes
sobre aprendizagem de línguas. Afetividade. Identidade. Fatores sociais.
 
 LET 617 – INTERAÇÃO EM SALA DE AULA
Bases teóricas dos estudos interacionitas: sociolinguística interacional.
Análise da conversa e pragmática. Interação em contexto institucional de
sala de aula. Linguagem e identidades na escola.
 
LET 618 – LÌNGUA MATERNA, MULTILETRAMENTOS E NOVAS TECNOLÓGICAS
Ensino-aprendizagem de Língua Materna na ótica da Linguística
Aplicada. Ensino-aprendizagem de Língua Materna em diferentes
discursos teóricos. Leitura e escrita como objetos de ensino de
Língua Portuguesa. Multiletramentos e práticas letradas na comunicação
mediadas pelas novas tecnologias.
 
 
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ESTUDOS LITERÁRIOS
 
LET 630 – TEORIAS DA LITERATURA
Os discursos sobre a literatura no século XX e XXI. As teorias críticas.
Pressupostos epistemológicos, teóricos e metodológicos para abordagens do
literário numa perspectiva contemporânea. A literatura e o pós-
modernismo. O pós-estruturalismo. A desconstrução. A teoria pós-colonial.
A crítica feminista. As teorias da literatura e os estudos culturais.
 
LET 631 – TEORIAS EM LITERATURA COMPARADA
Pressupostos teóricos para análise interdisciplinar e contextual de
fenômenos numa perspectiva comparatista. Identificação de parâmetros
analíticos que traduzam as tendências contemporâneas dos estudos
interculturais. O comparativismo e as novas perspectivas da crítica, da
teoria e da historiografia literárias. A reconfiguração das identidades e a
pós-modernidade. A contribuição dos estudos culturais e pós-coloniais para
o novo comparativismo. /os paradoxos do multiculturalismo e da
globalização.
 
LET 632 – LITERATURA, HISTÓRIA E MEMÓRIA
Estudo das aproximações entre o discurso literário e o histórico. Panorama
das relações entre literatura e história. A perspectiva atual das relações entre
literatura e história. Convergências e divergências entre o discurso histórico
e o literário. Mimese, representação e ficcionalidade. Literatura e história
como discursos da memória. Memória e Narração. A narrativa na Literatura
e na história. Memória individual e memória coletiva. A metaficção
historiográfica do pós-modernismo. Análise de narrativas: literárias,
históricas e autobiográficas.
 
LET 633 – LITERATURA E OUTROS CAMPOS DO CONHECIMENTO
Reflexão sobre literatura e as possíveis interlocuções entre literatura e
outros campos de conhecimento. Discussão sobre disciplinaridade,
multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Estudos
de caso: Literatura e ciência; literatura e história; literatura e filosofia;
literatura e artes plásticas; literatura e religiosidade; literatura e meios de
comunicação; literatura e música; literatura e antropologia; literatura e
dança; literatura e cinema.
 
LET 634 – LITERATURA E ENSINO
Abordagem teórica sobre as interafaces entre literatura e ensino. Objetivos
do ensino de literatura. Teoria da literatura e ensino da literatura. Literatura,
escola e ideologia. Articulação entre texto e leitor na perspectiva teórica da
estética da recepção. Leitura e formação do leitor. Literatura e leitura: pré
saber estético e conhecimento social do leitor compartilhado à luz da
sociologia da leitura. Formação do professor de literatura.
 
LET 635 – ESTUDOS LITERÁRIOS E CULTURAIS DE GÊNERO
Estudo de reflexões teóricas que colocam no centro a questão da
representação e do discurso a partir do conceito de gênero. Discussão sobre
a constituição do sujeito gendrado, na ordem da linguagem. Análise das
relações entre subjetividade, gênero, discurso e poder. Crítica literária
voltada para a articulação do gênero como operador privilegiado de leitura.
Compreensão do espaço relacionado à constituição de subjetividades
transgressivas.
 
 
 
DISCIPLINAS DE DOMÍNIO CONEXO
 
LET 777 – ESTÁGIO EM ENSINO
Esta disciplina propõe-se a fornecer a estudantes de pós-graduação
experiência de ensino, pelo planejamento, preparação e lecionamento de
aulas teóricas e práticas de disciplinas a nível de graduação do
Departamento de Letras, sob a supervisão e acompanhamento do professor
da respectiva disciplina.
 
LET 790 – TÓPICOS ESPECIAIS I E LET 791 – TÓPICOS ESPECIAIS II
Abordagem de temas atuais no âmbito dos Estudos Literários e
Linguísticos, segundo as especialidades dos professores ministrantes.
Disciplina de oferecimento não regular, ministrada por professores
visitantes ou da própria instituição, concentrada ou não.
 
LET 797 – SEMINÁRIO
O Programa de Mestrado em Letras exige do pós-graduando a apresentação
de um seminário, cujo conteúdo deve abordar o assunto da dissertação de
mestrado.

LET 799 – PESQUISA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

LET 604

Português para Estrangeiros: Leitura e Produção de Textos 4(3-1) I e II

Créditos: 4


LET 610

Inglês Instrumental I 4(4-0) I e II

Créditos: 0


LET 611

Bases Teóricas em Linguísitca Aplicada 4(4-0) I

Créditos: 4


LET 612

Análise de Gêneros Discursivos 4(4-0) I e II

Créditos: 4


LET 613

Bases Teóricas em Análise do Discurso 4(4-0) I e II

Créditos: 4


LET 614

Análise do Discurso da Divulgação Científica 4(4-0) I e II

Créditos: 4


LET 615

Formação de Professores de Línguas 4(4-0) I e II

Créditos: 4


LET 616

Aspectos do Ensino e Aprendizagem de Línguas 4(4-0) I e II

Créditos: 4


LET 617

Interação em Sala de Aula 4(4-0) I e II

Créditos: 4


LET 618

Lìngua Materna, Multiletramentos e Novas Tecnologias 4(2-2) I e II

Créditos: 4


LET 630

Teorias da Literatura 4(4-0) I e II

Créditos: 4


LET 631

Teorias em Literatura Comparada 4(4-0) I e II

Créditos: 4


LET 632

Literatura, História e Memória 4(4-0) I e II

Créditos: 4


LET 633

Literatura e Outros Campos de Conhecimento 4(4-0) I e II

Créditos: 4


LET 634

Literatura e Ensino 4(2-2) I e II

Créditos: 4


LET 635

Estudos Literários e Culturais de Gênero 4(4-0) I e II

Créditos: 4


LET 777

Estágio em Ensino II 2(0-2) I e II

Créditos: 2


LET 790

Tópicos Especiais I 1( - ) I, II e III

Créditos: 1


LET 791

Tópicos Especiais II 2( - ) I, II e III

Créditos: 2


LET 797

Seminário 1(0-1) I e II

Créditos: 1


LET 799

Pesquisa

Créditos: 0


BUSCA NO SITE

Endereço

Programa de Pós-Graduação em Letras
Av. Peter Henry Rolfs s/n – Campus Universitário
Telefone: (031) 3899 – 1583
FAX: (031) 3899 – 2410.
CEP: 36.570.000 – Viçosa – MG

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress