Docentes

ADÉLCIO DE SOUSA CRUZ
Doutor em Literatura Comparada, Mestre em Teoria Literária e Licenciado em Língua inglesa pela UFMG.
Currículo resumido: Pesquisador vinculado ao NEIA (Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade) e ao NELAP (Núcleo de Letras e Artes Performáticas), ambos núcleos de pesquisa da Faculdade de Letras da UFMG. Pesquisas envolvem estudos comparativos de prosa, poesia, teatro, performance, música e outras artes. Atualmente, integra a Comissão Executiva do Portal literafro, projeto interinstitucional com foco na literatura negra/afro-brasileira, capitaneado pela UFMG, com participações do CEFET/MG, da UNEB e UFBA, financiado em Minas Gerais pela FAPEMIG. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Letras/UFV.
E-Mail: adelcio.sousac@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6876852031692764
 
 
ADRIANA DA SILVA
Doutora em Linguística (Universidade Estadual de Campinas – 2004), com estágio de Pós-Doutorado pela PUC-Minas.
Currículo resumido: Possui Licenciatura em Letras pela Universidade Federal de São João Del-Rei (1994), Mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal de Viçosa. Atua principalmente nos seguintes temas: leitura, compreensão de textos, anáfora conceitual e gêneros]
E-Mail: adria.silva@ufv.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7733749861812383
 
ANA LUISA BORBA GEDIEL
Doutora em Antropologia Social (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – 2010), com Pós-Doutorado pela Universidade da Califórnia, Los Angeles.
Currículo resumido: Doutora em Antropologia Social (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – 2010), com Pós-Doutorado pela Universidade da Califórnia, Los Angeles. Antropóloga e professora Adjunta IV do Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV), MG, onde atua na área de LIBRAS? Língua Brasileira de Sinais, desde o ano de 2010. É pesquisadora associada ao Grupo de Pesquisa do CNPq: Crenças sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas (CEALI). Desenvolve pesquisas a partir da abordagem metodológica etnográfica referente às Pessoas Surdas que utilizam a LIBRAS como primeira língua e sua relação com diferentes contextos socioculturais. Tem interesse em compreender os fenômenos sociais que envolvem a construção linguística e poder por meio dos usos da língua no cotidiano, usufruindo da interrelação com a Linguística Aplicada, a Antropologia Linguística e a Antropologia do Corpo. Atualmente está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras, na área de Linguística Aplicada, com o desenvolvimento de pesquisa sobre a produção e uso das TICs como metodologias ativas e meio de construção de conhecimentos da LIBRAS como L1 e L2 no Ensino Superior.
Email: ana.gedielufv@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4847726396513108
 
 
ANA MARIA FERREIRA BARCELOS
Doutora em Linguística Aplicada (University of Alabama, EUA – 2000), com estágio de Pós-Doutorado pela Carleton University, Canadá.
Currículo resumido: Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (1989), Mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1995), Doutorado em Teaching English as a Second Language – The University of Alabama (2000) e Pós-Doutorado em Linguistica Aplicada pela Universidade de Carleton, Ottawa, Canadá (2009). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Crenças, sobre Aprendizagem e Ensino de Línguas Estrangeiras, atuando principalmente nos seguintes temas: crenças sobre aprendizagem de línguas estrangeiras, formação de professores, crenças de alunos sobre aprendizagem de inglês, ensino e aprendizagem de inglês e ensino de língua inglesa.
E-Mail: anamfb@ufv.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3845753380051358
 
ANGELO ADRIANO FARIA DE ASSIS
Doutor em História (Universidade Federal Fluminense – 2004), com estágio de Pós-Doutorado pela Universidade de Lisboa.
Currículo resumido: Possui Graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1995), Mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1998) e Doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2004). Atualmente é professor Adjunto II da Universidade Federal de Viçosa, onde atua na Graduação em História e no Mestrado em Letras. Atua principalmente nos seguintes temas: Inquisição; Judaísmo; relações entre literatura, história e memória.
E-Mail: angeloassis@ufv.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4758858392951831
  
 
APARECIDA DE ARAÚJO OLIVEIRA
Doutora em Linguística – Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2009), com estágio de Pós-Doutorado em Estudos Linguísticos pela UFMG (2017). Currículo resumido: Possui graduação em Letras pela Funedi-UEMG (1997), Especialização em Língua Inglesa pela PUC-Minas-BH (2000), Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira pela UFMG (2004) e Doutorado em Linguística pela UFMG (2009). Tem experiênciana área de Linguística, com ênfase em Linguística Cognitiva e Aquisição de Língua Estrangeira. Tema geral de interesse para pesquisa: aquisição de português ou de inglês como línguas estrangeiras. Subtemas: conhecimento explícito e implícito na aprendizagem, análise contrastiva e aquisição (em L2) de expressões espaciais e de movimento, aspecto verbal e metáforas conceituais convencionalizadas na gramática, características da interlíngua versus influência da língua materna (L1) na aprendizagem ou aquisição (tipologia linguística de L. Talmy), Hipótese “pensar para falar” (D. Slobin), cultura e o ensino de vocabulário (categorização e protótipos) e de construções argumentais (Goldberg). Por ser uma abordagem baseada no uso (corpora), outro tema de interesse também é o papel da frequência no uso em L2, no ensino e aprendizagem do vocabulário e gramática.
Email: aparecida.oliveira@ufv.brcidaaraujo007@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0661675056119195
 
CRISTIANE CATALDI DOS SANTOS PAES
Doutora em Linguística – Universidade Pompeu Fabra – Espanha (2003).
Currículo resumido: Possui graduação em Letras (Licenciatura Português-Literatura) pela Universidade Santa Úrsula (1986), Especialização em Língua Portuguesa (1994) pela Universidade Federal Fluminense e Doutorado em Linguística pela Universidade Pompeu Fabra (2003). Atualmente é professora Adjunto III da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Linguística, atuando principalmente nas áreas de pesquisa Gênero Discursivo, Mídia e Identidade, Linguística Aplicada: ensino-aprendizagem em línguas estrangeiras e materna e Análise do Discurso da Divulgação Científica.
E-mail: cristiane.cataldi@ufv.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1094799272927622
 
EDSON FERREIRA MARTINS
Doutor em Linguística Histórica (Universidade de Évora, Portugal – 2011).
Currículo resumido: Possui graduação em Letras Língua e Literatura Latinas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2001), Mestrado em Linguística pela mesma instituição (2004) e Doutorado em Linguística (ênfase em História do Português) pela Universidade de Évora (2011). Atualmente é Professor Adjunto III do Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV), atuando na Graduação do curso de Letras. Desde 2012, coordenada no DLA/UFV o projeto de pesquisa "Reminiscências da Cultura Clássica na obra de Machado de Assis". Dentre as suas publicações, destacam-se Memória da narrativa: olhares sobre os clássicos (Navona Editora, 2007) e Memória da Poesia: literatura e resistência (Barteblee Editora, 2015). Tem experiência na área de Letras e seus interesses de investigação incidem sobre os seguintes temas: Estudos de História da Cultura Clássica; Língua e Literatura Latinas; Mito e Mitologia; e História do Português.
Email: eferreiramartins@hotmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1552866557064507
 
FRANCIS PAULINA LOPES DA SILVA
Doutora em Ciência da Literatura – Teoria Literária, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996).
Currículo resumido: Possui Licenciatura em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caratinga (1977; Mestrado em Letras – Teoria Literária, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1992).
Professora Adjunta IV, aposentada da Universidade Federal de Viçosa. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação do em Letras da Universidade Federal de Viçosa. Atua principalmente nos seguintes temas: Literatura, memória e identidade cultural; Poesia e prosa mineiras; Discurso poético e espiritualidade; Literatura comparada; Ensino de Literatura
E-Mail:francis.pls54@gmail.com 
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7690315002084931
 
GERSON LUIZ ROANI
Doutor em Letras/Literatura Comparada – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2002). Atualmente realiza estágio Pós-Doutoral na Universidade de Coimbra Portugal
Currículo resumido: Possui graduação em Letras Português e Literaturas da Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), mestrado em Letras (Literatura Comparada) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Letras (Literatura Comparada) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), com estágio de pesquisa doutoral (Doutorado Sanduíche) na Biblioteca Nacional de Lisboa. Atualmente é Professor Adjunto IV de Literatura Portuguesa da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Minas Gerais, atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Letras. De 2009 a 2013, foi coordenador do PPGLET/UFV. Coordena, na UFV, o Programa de Licenciaturas Internacionais CAPES/Universidade de Coimbra – Letras/UFV-U Coimbra (2011-2013). É coordenador do Convênio de Pós-Graduação entre o PPGLETRAS-UFV e o Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra. Das suas publicações se destacam: Saramago e a escrita do tempo de Ricardo Reis (Scortecci Editora, 2006), No limiar do texto: literatura e história em Saramago (Annablume, 2002), Literatura e judaísmo: o rosto judeu de Borges (Editora da UFRGS, 2003), Da agenda azul ao romance de Saramago: os manuscritos da Biblioteca Nacional de Lisboa (PPGLetras-UFSM,RS, 2004), Memória da narrativa: olhares sobre os clássicos (Navona Editora, 2007), Literatura e cultura: percursos críticos (UFV/PPGLET, 2010), Interfaces entre linguagem e cultura (Editora UFV, 2013) e O romance português contemporâneo: história, memória, identidade (UFV/PPGLetras, 2011). Tem experiência na área de Letras e seus interesses de investigação incidem sobre os seguintes temas: José Saramago, António Lobo Antunes, Almeida Faria, Mário Cláudio, Eça de Queirós, relações entre Literatura, História e memória, Psicanálise, Pós-colonialismo, Judaísmo, Literatura e Sagrado, romance português contemporâneo, literatura portuguesa dos séculos XIX, XX e XXI.
E-mail: roani@ufv.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4615421443869964
 
 
GRACIA REGINA GONÇALVES
Doutora em Estudos Literários (Universidade Federal de Minas Gerais – 2001), com estágio de Pós-Doutorado pela UFMG.
Currículo resumido: Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), Mestrado em Literatura Luso-Brasileira pelo Department of Romance Languages da University of North Carolina (1988) e Doutorado em Letras/Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Atualmente é professora Adjunta III da Universidade Federal de Viçosa. Atua principalmente nos seguintes temas: Literatura e gênero; Pós-colonialismo; Literatura e ecocrítica.
E-Mail: graciaregoncalves@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5227210194234819
 
 
 HILDA SIMONE HENRIQUES COELHO
Doutora em Linguística Aplicada (Universidade Federal de Minas Gerais, 2011).
Currículo resumido: Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (1989),
Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais(2005), Doutorado em Linguística Aplicada na área de Formação de Professores. Atualmente é professora Adjunto II da Universidade Federal de Viçosa, onde atua na Graduação e no Mestrado em Letras. Desenvolve pesquisas com ênfase na formação inicial e continuada de professores, tendo como temas as Emoções, Experiências e Crenças sobre Aprendizagem e Ensino de Línguas Estrangeiras.
E-mail: hildasimonecoelho@gmail.com 
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5771180375483519
 
IARA CHRISTINA SILVA BARROCA
Currículo resumido:  Professora Ph.D. Adjunto IV da Universidade Federal de Viçosa, Campus Florestal/UFV, na área de Línguas e Literaturas de Língua Portuguesa. Pós-doutorado pela Univeristé Paris Ouest Nanterrre La Défense, 2016. Integra, como pesquisadora, os grupos de pesquisa: Mulheres em Letras/Letras de Minas, na Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG; Grupo de Pesquisas CLEPUL – Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, que é uma unidade de investigação da Universidade de Lisboa, em Lisboa; Grupo de Pesquisa MILBA – Memória e Imaginário na Literatura Memória e Imaginário nas Literaturas Brasileira e Africanas, na UFRPE – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. Tem experiência na área de Literatura Brasileira, com ênfase nos seguintes temas: literatura de autoria feminina e crítica literária feminista É autora dos livros “Um olhar sobre a constituição do universo ficcional em As parcerias, de Lya Luft”(2009), “Figurações e ambiguidades do trágico na obra de Lya Luft”(2014), e co-autora na organização dos livro “Arquivos femininos: literatura, valores e sentidos”(2014) e “Memorialismo e Resistência: estudos sobre Carolina Maria de Jesus”(2016). Tem inúmeras publicações em livros, revistas e periódicos sobre Literatura de autoria feminina, especialmente sobre pesquisas que tratam a questão da memória e das representações do gênero na literatura brasileira.
Email: iarabarroca@ufv.br  
 Lattes:http://lattes.cnpq.br/2591825654015191 
 
IDALENA OLIVEIRA CHAVES
Doutora em Linguística Teórica e Descritiva (Universidade Federal de Minas Gerais  – 2013)
Currículo resumido: Mestrado em Estudos Linguísticos (2000) e graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996)
Atuou no departamento de estudos brasileiros da Hankuk University of Foreign Studies Yongin, South Korea (2014). 
Atualmente  é  Professora- Adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa,  e pesquisa atualmente sobre a aprendizagem de Português como língua de herança (PLH) e aquisição da língua portuguesa não materna. Tem experiência na área de Letras com ênfase em Linguística e Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Aquisição de línguas, Variação Linguística, Leitura, Linguagem – escrita -alfabetização, Fonética e Fonologia, ortografia no ensino português-língua estrangeira. Atua ainda, na elaboração, aplicação e avaliação do exame de proficiência em português como língua estrangeira (Celpe-bras). Autora de livros na área de português para estrangeiros
 Emal: idalena@ufv.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6208438834313089
 
JOELMA SANTANA SIQUEIRA
Doutora em Literatura Brasileira (Universidade de São Paulo – 2008)
Currículo resumido: Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (1999), mestrado em teoria da literatura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutorado em literatura brasileira pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (2008). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em literatura brasileira, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Romance brasileiro; Narrativa moderna; Estudos interartes na arte moderna;Espaço ficcional
E-Mail: jandraus@ufv.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7544225793792187
 
 
MARIA CARMEN AIRES GOMES
Doutora em Letras/Estudos Linguísticos – Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2003), com estágio de Pós-Doutorado pela PU/CSP.
Currículo resumido: Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto (1993), Mestrado em Estudos Linguísticos/Análise do Discurso pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996) e Doutorado em Estudos Linguísticos/Análise do Discurso pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso. Atua principalmente nos seguintes temas: Gêneros discursivos: multimodalidade, intergenerecidade; Análise de Discurso Crítica: gêneros, mídia e identidade; Gêneros do discurso midiático e ensino.
E-Mail: mcgomes@ufv.br
Lattes:http://lattes.cnpq.br/8496712334085415
 
MARIANA RAMALHO PROCÓPIO XAVIER
Doutora em Estudos Linguísticos (Universidade Federal de Minas Gerais – 2012).
Currículo resumido: Possui graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (2007), Mestrado em Linguística do Texto e do Discurso pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008) e Doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente é professora Adjunta II da Universidade Federal de Viçosa, onde atua na Graduação em Comunicação Social e no Mestrado em Letras. Atua principalmente nos seguintes temas: discurso e mídia; narrativas (auto)biográficas; histórias em quadrinhos; mídia, subjetividade e sociabilidade.
E-Mail: mariana.procopio@ufv.br
Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4164078E9
 
MICHELLE NAVE VALADÃO
Doutora em Neurociências (Universidade de São Paulo – USP – 2011)
Currículo resumido: Possui graduação em Fonoaudiologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP). Possui especialização em Libras pela UNISEB/Estácio, e mestrado e doutorado em Neurociências e Ciências do Comportamento pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Atualmente é Professora Adjunta III e orientadora do Programa de pós-graduação em Letras do Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV), atuando na área de Libras. Tem interesse por estudos no campo da Liguística Aplicada, com foco na formação de professores e nos processos de ensino e aprendizagem da Libras e da Língua Portuguesa como segunda língua para surdos.
Email: michellenave@yahoo.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7113035685782769
 
MÔNICA SANTOS DE SOUZA MELO
Doutora em Letras/Estudos Linguísticos – Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2003), com estágio Pós-doutorado pela UFMG.
Currículo resumido: Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (1987), Mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991) e Doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Linguística e atua nos seguintes temas: Discurso, mídia e representações; Análise do Discurso: emoções, ethos e argumentação; Gêneros discursivos e Teoria Semiolinguística do discurso.
E-mail: monicamelo@ufv.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5603442663409183
 
RONY PETTERSON GOMES VALE
Doutor em Linguística do Texto e do Discurso (Universidade Federal de Minas Gerais – 2013
Currículo resumido: Possui Graduação em Letras (Licenciatura em Português/Literatura) pela Universidade Federal de Viçosa (2008) e Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística do Texto e do Discurso e Letras Clássicas (Latim), atuando principalmente nas seguintes subáreas: Análise do Discurso, Gêneros do Discurso/Textual, Leitura e Produção Textual, Argumentação, Latim e Cultura Clássica. Desenvolve trabalhos de pesquisa observando a interface entre o riso, o risível (teorias e práticas) e o Discurso, a partir dos postulados da Análise do Discurso em diálogo com outras áreas do conhecimento, como, por exemplo, a História, a Antropologia, a Filosofia, a Retórica, a Literatura, a Psicologia etc.
Email: ronyvale@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5226735709539513
 
SIRLEI SANTOS DUDALSKI
Doutora em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês – Universidade de São Paulo – USP (2007).
Currículo Resumido: Possui graduação em Letras com habilitação em Português/Inglês pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), Mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Expressão Inglesa, atua principalmente nos seguintes temas: Dramaturgia comparada; Shakespeare, Teatro de expressão inglesa; Literatura e ensino.
E-Mail: sirleisantosd@yahoo.com.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5589206381205301
 
 

 

 

 

 



BUSCA NO SITE

Endereço

Programa de Pós-Graduação em Letras
Av. Peter Henry Rolfs s/n – Campus Universitário
Telefone: (031) 3899 – 1583
FAX: (031) 3899 – 2410.
CEP: 36.570.000 – Viçosa – MG

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress